segunda-feira, 15 de abril de 2013

De nada vale ganhar o mundo inteiro e perder a si mesmo.

A vida... 

ela é difícil pra todo mundo, todos nós temos motivos pra desistir, todos temos motivos fortes hoje pra dizer ‘olha, estou justificado, vou entregar os pontos agora’, pode ser que você esteja neste grupo dos que estão justificados, que tem motivos sérios pra desistir ou até mesmo para assumir esse fracasso como definitivo e parar de lutar. Agora eu pergunto... o que é que tem faltado ao nosso coração pra gente chegar a um ponto desse? Pode ser que eu esteja errado, mas em outros momentos parece que as pessoas estavam mais dispostas a viver, enfrentavam com mais coragem as dificuldades, converse com seu avô, sua avó, você vai ver que em outros tempos as dificuldades eram as mesmas, mas parece que as pessoas estavam mais preparadas para o sofrimento.
            Eu fico muito preocupado com o nosso despreparo para sofrer, como nós estamos hoje entregando os pontos muito facilmente ou ainda como nós estamos cheios de motivos para viver, cheios de experiências positivas para analisar e considerar, olhamos pra vida e descobrimos que tem um monte de coisas boas, mas lá no fundo falta algo. Por que será? Depois de ter buscado tanto, ter alcançado tanto. Sartre já dizia, de maneira muito sábia, que a fonte das angustias eram justamente as possibilidades, estranho isso... poder muito nos causar desconforto. Hoje você pode escolher tantas coisas pra vida, ir a tantos lugares, mas depois de já ter conquistado muito, olha pra dentro do coração e descobre que ha muito pouco de tudo isso que já foi conquistado, que realmente dê significado a vida. 
            Eu penso que NÓS ESTAMOS VIVENDO MUITO PRA FORA, o mundo está assim, ele nos convida a exteriorizar o tempo todo, a cultura tem sido produzida pra isso. É impressionante como estamos vivendo em uma época, onde nós estamos sendo nivelados por baixo, a musica, o texto, a programação de televisão que é feita pra nos entreter, é impressionante como falta espaço em tudo isso para a PROFUNDIDADE... jogados pra fora o tempo todo. As nossas crianças, os jovens, adolescentes, adultos todos estão assim, indispostos com a profundidade, e porque estarmos indispostos com a profundidade, estamos indispostos a nós mesmos, as nossas questões, as mais fundamentais,. Como faz falta na vida humana a profundidade e reflexão, porque é a partir disso que nós damos significado ao que a gente conquista... é a partir dessa profundidade, que gera maturidade, que temos condições de escolher com mais sabedoria para que a gente não se perca nesse emaranhado de possibilidades, e ai entra a frase bíblica ‘DE NADA VALE GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A SI MESMO’. De nada vale você ganhar todas as oportunidades, se estas estão roubando VOCÊ.
A grande deficiência do ser humano nos dias de hoje, é vida interior, saber fazer silêncio, saber buscar a profundidade. Falta Deus na nossa vida.
Cuide do que cultiva, do que está ao seu redor, do que vive... ouça músicas, leia textos que lhe acrescente, assim você é automaticamente tocado e convidado a ser profundo também, agora se você insiste em reduzir sua cultura a coisas RASAS, absolutamente RASAS, se você se limita a dar este alimento a sua alma, cuidado para que você também não venha a engrossar o time desses que estão perdendo o sentido da vida. A vida exige o tempo todo um cultivo e se não o fizermos com responsabilidade, vamos ficar sem graça e perder a graça é perder a disposição para ser melhor.
Tem que mergulhar muito dentro de si mesmo pra se compreender pra não se permitir ser levado, ser roubado...
Volte a dispor o coração para grandes escritores, grandes músicos, grandes talentos que possam provocar dentro de nós uma reflexão, um bem estar diferente dessa euforia que faz parte dos nossos dias e acaba por se transformar em regra, hoje você tem a possibilidade de trazer coisas boas, não seja raso trate-se do jeito que você merece, aprofunde-se.

Traga deus pra sua vida, coloque-se a disposição Dele, cale os ruídos do mundo e sinta Sua presença. Diga “estou aqui Senhor”.

Padre Fabio de Mello




Um comentário:

  1. "Cuide do que cultiva, do que está ao seu redor, do que vive... ouça músicas, leia textos que lhe acrescente, assim você é automaticamente tocado e convidado a ser profundo também"

    a humildade do recomeço e o amor ao próximo! te amo

    ResponderExcluir